verde

Biometano: Uma Revolução Verde na Rede de Gás

O Biometano emerge como uma das principais alternativas para o futuro energético e a Dourogás lidera essa inovação em Portugal. A empresa abriu caminho ao injetar pela primeira vez em 2022, biometano na rede de gás nacional.

A notícia do Capital Verde, explora o impacto positivo do biometano e destaca os avanços pioneiros da Dourogás.

O biometano, um gás renovável que pode substituir diretamente o gás natural, ganha destaque no panorama energético global. A Dourogás, reconhecida pela sua visão inovadora, conduziu um projeto-piloto que introduziu esta alternativa na rede de gás, em Portugal. Em julho de 2022, a empresa inaugurou o projeto no aterro sanitário de Urjais, Mirandela. O biometano, derivado de resíduos recolhidos localmente.

Este marco revolucionário contou com a injeção de biometano na rede, abasteceu 10 clientes industriais e 80 clientes domésticos. O sucesso da empreitada levou o Ministério do Ambiente a declarar que este é apenas o começo, visando a generalização deste gás em Portugal.

Nuno Moreira, Presidente da Dourogás, celebra o triunfo da teoria: o biometano pode substituir efetivamente o gás natural e a infraestrutura está preparada para essa transição.
Com planos audazes para 2023, a Dourogás planeia injetar uma “quantidade significativa” de biometano na rede de gás nacional e continua a guiar o país rumo a uma produção e exportação de gases renováveis.

Além disso, a Dourogás lidera a corrida pela integração do biometano na rede de gás em Portugal. A empresa superou o desafio inicial e pavimentou o caminho para um futuro mais sustentável e verde. Ao continuar a investir em energias inovadoras, como o biometano, a Dourogás não promove apenas uma economia mais circular, mas também contribui para o objetivo maior de um Portugal energicamente resiliente e amigo do ambiente.

Leia a matéria completa em eco.sapo.pt.

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!