Ministro do Ambiente e da Ação Climática na primeira injeção de biometano

Dourogás assinala primeira injeção de biometano produzido a partir de resíduos

O projeto desenvolvido pela Dourogás Renovável, teve o seu lançamento no passado mês de julho, em Mirandela, e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Duarte Cordeiro realçou que “é a primeira vez que há uma injeção de biometano na rede de gás natural”. Acrescentou ainda que este “é um primeiro passo que virá a generalizar-se”, permitindo “o desenvolvimento do País como produtor e mesmo exportador de gases renováveis”.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática complementou que “queremos incentivar os municípios a recolher mais biorresíduos para a produção do biometano, havendo também projetos com Estações de Tratamento de Águas Residuais”

Este projeto pioneiro representa uma evolução tecnológica na utilização do biogás em Portugal.  O biometano desenvolvido é um combustível renovável, armazenável, limpo, eco sustentável e economicamente viável, sendo uma alternativa aos combustíveis fósseis.

É retratado assim um exemplo de economia circular, visto que o biometano surge de um projeto que produz gás 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos. 

Fonte: República Portuguesa

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!