dourogás

Dourogás Renovável vence categoria ‘Energias Verdes’ dos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal

Hidrogasmove & Solargasmove, projetos de demonstração de conceito desenvolvidos pela Dourogás Renovável, foram distinguidos na 1.ª edição dos novos galardões que têm como objetivo distinguir os cidadãos, as empresas e as organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente e da sustentabilidade.


A Dourogás Renovável foi uma das grandes vencedoras dos novos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal, tendo arrecadado o galardão na categoria de ‘Energias Verdes’ dos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal. Prémio distinguiu os projetos pioneiros de inovação Hidrogasmove & Solargasmove, uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico, que neste momento está em fase de implementação na Fábrica de Água de Frielas (Loures).

Selos15


Projetos de inovação distinguidos, fruto de inovação e tecnologia 100% portuguesa, disponibilizam duas novas soluções capacitadas para a produção de gases 100% renováveis – como o biometano, o hidrogénio verde ou o e-metano – que podem ser, num momento posteriormente, injetados na rede de gás natural e utilizados como combustível veicular, promovendo, entre outras potencialidades, uma mobilidade mais sustentável ao reduzir a emissão de gases com efeito estufa e aumentando a qualidade do ar.


Com um investimento total de 3,6 milhões de euros – financiados em 2,3 milhões de euros pelo Fundo de Apoio à Inovação (FAI) – ambos os projetos têm início de operação plena previsto já para julho de 2022.


O Hidrogasmove produz biometano 100% renovável a partir da purificação do biogás gerado por lamas e resíduos. Este processo de purificação possui ainda um segundo fluxo gasoso rico em dióxido de carbono (CO2), de origem verde. Com vista ao aproveitamento deste segundo fluxo, o projeto Solargasmove, através de um processo denominado de metanação, consegue produzir metano sintético utilizando este CO2 verde, combinando-o com hidrogénio verde, que é produzido por eletrólise, que utiliza energia elétrica renovável.


A primeira edição dos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal, iniciativa que tem como objetivo distinguir e premiar pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente, contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contemplou 10 categorias, para as quais foram aceites um total de 150 candidaturas.


O júri da dição inaugural – composto por Filipe Duarte Santos, Viriato Soromenho Marques, Catarina Albuquerque, Sofia Santos, Pedro Matos Soares, José Furtado e Mafalda Anjos – atribuiu 11 prémios e 14 menções honrosas durante numa cerimónia que decorreu no passado dia 5 de junho na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa, e que contou a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!