Dourogás GNV inaugurou primeiro posto de biogás em Portugal

Dourogás GNV inaugurou primeiro posto de biogás em Portugal

O primeiro veículo pesado de mercadorias abastecido com biometano 100% renovável no posto da Dourogás GNV já circula nas estradas portuguesas. A nova oferta deste biocombustível resultou de uma parceria entre a Dourogás, a Havi Logistics e a Scania (o fabricante fornecedor da HAVI) para a descarbonização dos transportes. 

O primeiro abastecimento de um veículo pesado – um camião Scania P340, operado pela empresa Havi Logistics para transporte de bens alimentares – com gás natural veicular de origem totalmente renovável, aconteceu no dia 8 de setembro de 2021, no posto da Dourogás em Santo António dos Cavaleiros, Loures.

Este evento contou com a presença de Nuno Moreira (CEO do Grupo Dourogás), Luís Ferreira (Diretor-Geral da Havi Portugal), Bernardino Soares (presidente da Câmara Municipal de Loures), Eugénia Sillero (secretária-geral da Gasnam), João Filipe Jesus (Diretor-Geral da Dourogás GNV), João Bernardo (Diretor-Geral de Energia e Geologia), David Fernandez (Diretor do Consórcio Eco-Gate), entre outras individualidades.

O gás natural veicular permite uma redução de monóxido de carbono (CO) em 30%, de óxidos de nitrogénio (NOx) em 35% e de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 20%. Ademais, reduz em 95% partículas em suspensão e neutraliza as emissões de dióxido de enxofre (SO2).

Esta iniciativa da Dourogás em coloboração com a Havi Logistics e a Scania abriu caminho para a execução de uma das medidas do Consórcio Ibérico “Eco-Gate”, que procura melhorar a eficiência do mercado de gás natural veicular através da implementação de soluções inovadoras que contribuam para uma mobilidade mais limpa e sustentável.

Durante um mês, está prevista a concretização de cerca de oito mil quilómetros abastecidos totalmente com biometano 100% renovável, para transporte pesado de bens alimentares com emissões zero de CO2.

Fontes: Jornal Económico e Turbo.

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!

A ENERGIA NÃO PARA DE CIRCULAR!
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email todas as novidades sobre a energia, a sustentabilidade, a inovação e muito mais.