Assinado Maior Acordo de Hidrogénio Verde

Maior acordo mundial para aquisição de hidrogénio verde assinado na Califórnia

A empresa SGH2 Energy, que afirma que este é o primeiro e único acordo de compra de hidrogénio verde a longo prazo até agora em todo o mundo, fornecerá 3.850 toneladas anualmente deste gás renovável, produzido a partir de resíduos e biomassa, para dois dos maiores proprietários e operadores de postos de abastecimento de hidrogénio da Califórnia, num contrato com duração de dez anos.

A chave do processo da SGH2 Energy, desenvolvido ao longo de 20 anos, é o uso de tochas de plasma para produzir temperaturas de até 4.000 °C, capazes de reduzir todos os sólidos a gases.

A planta de gaseificação otimizada por plasma tem inauguração prevista para o verão de 2023 e será propriedade conjunta, numa parceria público-privada, entre a cidade e a empresa.
A SGH2 Energy não fornecerá custo de construção, tendo como objetivo uma produção de até 11000kg por dia em operação plena, com uma capacidade de carga base de 350 dias por ano.
O hidrogénio verde será comprimido em 11 camiões-tanque a cada 24 horas para distribuição no sul da Califórnia, com potencial para fornecer combustível suficiente para 2000 carros ou 250 autocarros/camiões pesados diariamente.

A start-up de resíduos para H2 afirmou ainda que está em negociações com grandes empresas globais de energia com intuito de investir em projetos similares no norte da Califórnia e na Europa. Segundo uns cálculos recentes da IEA (International Energy Agency), eram necessárias 306 milhões de toneladas deste hidrogénio negativo em carbono para que a Terra alcançasse emissões líquidas zero até 2050. Portanto, apesar de ser um enorme avanço, este acordo representa apenas uma gota no oceano do hidrogénio verde necessário para a descarbonização total do planeta.   

Fonte: Recharge New

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!

A ENERGIA NÃO PARA DE CIRCULAR!
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email todas as novidades sobre a energia, a sustentabilidade, a inovação e muito mais.