Hidrogénio verde chegará aos postos de abastecimento em 2022

Hidrogénio verde chegará aos postos de abastecimento em 2022

Reforçando a sua aposta na descarbonização da rede de postos de abastecimento de veículos, a Dourogás vai começar a erguer o primeiro posto de hidrogénio verde do país em Vila Franca de Xira, que deverá estar concluído no início de 2022. Em Loures, também no próximo ano, deverá abrir um outro posto de gás renovável, neste caso de biometano.

“Já temos um projeto aprovado (pelo Portugal 2020) para instalar, na área logística próxima de Vila Franca de Xira, o primeiro posto de hidrogénio verde do país”, revela Nuno Moreira, o CEO da Dourogás, explicando ainda que “vai estar disponível para viaturas ligeiras e pesadas que queiram abastecer”. Nestes postos, o hidrogénio verde será produzido a partir de biogás.

Nuno Moreira afirmou que “são as empresas gasistas que vão desenvolver a mobilidade a hidrogénio”, prevendo que os postos a gás sejam substituídos por postos de hidrogénio no futuro, quando as tecnologias que o permitem estiverem aptas para tal.

O CEO da Dourogás sublinhou que este primeiro posto de hidrogénio verde tem um preço competitivo, dado que a expectativa é que “o custo total de exploração de uma viatura a hidrogénio seja, no mínimo, equivalente à viatura diesel semelhante”.

Este projeto, que deverá ser iniciado ainda este semestre, requer um investimento de 2 milhões de euros e é financiado pelo Portugal 2020.

Descarbonizar até 2025 também com biometano

Além do hidrogénio verde, a Dourogás está a investir no biometano, um gás 100% renovável produzido a partir de biogás proveniente de uma central de valorização orgânica de resíduos sólidos urbanos. Este gás é produzido pela empresa desde 2017, em Mirandela, e faz parte do projeto-piloto Biogasmove, que está agora na fase de injeção na rede.

A Dourogás ambiciona ser responsável por cerca de 70% da mobilidade e gás natural do país, num total de 11 postos que ligam Porto, Lisboa e Espanha. Como tal, a empresa vai investir 40 milhões de euros na expansão da rede de gás natural, para que até 2024 o seu gás chegue a mais nove concelhos do norte de Portugal.

Fonte: Jornal de Negócios

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!

A ENERGIA NÃO PARA DE CIRCULAR!
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email todas as novidades sobre a energia, a sustentabilidade, a inovação e muito mais.