Gás natural chega a Vinhais e Vimioso

No passado dia 31 de julho, Bragança passou a ter mais dois concelhos com gás natural canalizado, com a inauguração das unidades de abastecimento de gaseificação (UAG) em Vinhais e Vimioso, que fazem parte da rede concessionada pelo Estado ao grupo Dourogás.

O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, presidiu às duas cerimónias de inauguração e sublinhou que “este investimento vem permitir a pessoas e instituições, que hoje usam o gás de botija, que é mais caro e poluente, terem melhores condições de segurança e menores custos energéticos”, salientando ainda que o gás natural “é uma energia mais amiga do ambiente”.

Através da Sonorgás, empresa responsável pela distribuição de gás natural do grupo Dourogás, além das unidades de abastecimento de gaseificação(UAG), onde o gás líquido é transformado em gasoso e injetado na rede, chegando às casas e empresas, também foram inauguradas as respetivas redes, dando sequência ao plano de investimentos na expansão da rede de abastecimento a norte do rio Douro. Este investimento rondou os 4 milhões de euros e permite servir cerca de mil clientes em Vinhais e seiscentos em Vimioso.

Luís Fernandes, Presidente da Câmara de Vinhais, destacou que esta valência “vai permitir uma poupança significativa” e, sobretudo para a área do comércio e indústria, “é uma mais valia muito grande”. “Mesmo a nível de serviços municipais também vamos fazer a ligação às piscinas e ao estádio, permitindo poupanças ao erário público”, afirmou. O autarca confirmou que “já está tudo completamente operacional”, com várias unidades e consumidores domésticos ligados, e acredita que esta poderá ser uma forma de outras pessoas e empresas se quererem “instalar” em Vinhais.

Vinhais e Vimioso integram o conjunto dos 36 municípios que fazem parte da rede concessionada pelo Estado ao grupo. Em 2019, a Sonorgás venceu as últimas concessões para 18 concelhos, tendo em marcha um plano de investimento de 58 milhões de euros. Bragança, Mirandela e Macedo já dispunham, há alguns anos, de gás natural canalizado – além de Vinhais e Vimioso, desde 2018, o gás já chegou a Vila Flor, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Miranda do Douro.

Fonte: Jornal Nordeste

As empresas da Dourogás SGPS têm a sustentabilidade como um valor principal, pelo que evoluem continuamente para garantir uma energia mais natural!

A ENERGIA NÃO PARA DE CIRCULAR!
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email todas as novidades sobre a energia, a sustentabilidade, a inovação e muito mais.