EM TORNO DO FUTURO A Energia a Circular tem como objetivo mostrar o que poderá ser o amanhã da energia e do setor do gás em Portugal, que esperamos e acreditamos que seja um futuro verde e melhor. ![]() ENERGIA RENOVÁVEL Biometano e Hidrogénio: os gases renováveis do presente e do futuro Estes gases enquadram-se no conceito de economia circular, um modelo que se afasta da ideia de produzir, consumir e descartar, para apostar no reaproveitamento de recursos. O biometano é maioritariamente obtido através da remoção de CO2 do biogás, tendo as mesmas aplicações que o gás natural fóssil, enquanto o hidrogénio verde é produzido através da eletrólise da água. Estes 2 gases têm a capacidade para terem um grande impacto a nível nacional já nos próximos anos. ![]() SABIA QUE... O biogás é um gás renovável constituído essencialmente por metano (60%) e dióxido de carbono (40%), obtido através de resíduos orgânicos? MOBILIDADE Número de veículos a gás natural cresceu 91% em 2019 Desde 2014, o número destes veículos aumentou cerca de 20 vezes em Portugal. A sua escolha apresenta uma redução de emissões de gases com efeito de estufa e de custos.
Fonte: Pplware Sapo ENERGIA RENOVÁVEL Investimento em hidrogénio verde chegará aos 7 mil milhões de euros Os principais objetivos são a introdução do hidrogénio enquanto eixo sustentável, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa, e o crescimento da economia nacional.
Fonte: Eco Sapo O PLANETA Quase 1 milhão de equipamentos de pesca perdidos no oceano, por ano Material de pesca representa 27% do lixo marinho na Europa. Objetos que podem prender as espécies, danificar habitats ou mesmo matar os animais.
Fonte: Greensavers Sapo INOVAÇÃO Novo conceito de produção de carne de vaca sustentável A Carne D’Erva é uma marca 100% portuguesa e dedica-se à produção de carne de vaca de forma natural e sustentável, na lezíria de Vila Franca de Xira.
Fonte: Lifestyle Sapo ![]() 60% 6 postos de GNC e GNL 40% 5 postos de GNC "Um compromisso com o futuro" O Grupo Dourogás está profundamente comprometido com a transição para uma sociedade menos carbónica. Temos perfeita consciência de que o futuro exige do setor energético e da mobilidade uma atitude positiva no desenvolvimento de tecnologias que contrariem o sentido dos mais recentes relatórios sobre as alterações climáticas. Aquilo que fizermos hoje será avaliado no futuro e, por esse motivo, o Grupo Dourogás estará na liderança da produção de gás renovável e hidrogénio, contribuindo desta forma para que os nossos clientes possam desenvolver as suas atividades sem impacto no ambiente. Temos a certeza de que este é o caminho certo e acreditamos que o futuro nos vai dar razão! Conselho de Administração Grupo Dourogás ![]() ![]() RELACIONADO... Nuno Moreira, CEO do Grupo, em destaque na Exame: “Queremos ser parte ativa na transição energética de Portugal”. Saiba mais aqui Edição: Ricardo Emílio · João Filipe Jesus · Joaquim Marques · Bernardo Boal · Ana Sousa |