O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, esteve no dia 2 de julho em Mondim de Basto, para assinalar formalmente o arranque da obra de fornecimento de gás natural ao concelho.
Foi a Sonorgás, empresa do grupo Dourogás, que fez chegar a distribuição de gás natural a a Mondim de Basto, onde irá investir mais de 3,3 milhões de euros na construção da Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG) e na rede de distribuição domiciliária com cerca de 20 quilómetros, para servir aproximadamente 2000 clientes, entre domésticos, serviços e indústria.
A Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Teresa Rabiço, considera este projeto uma mais-valia para quem vive no concelho e para quem pretende estabelecer projetos produtivos na região, por se tratar de uma fonte mais eficiente e mais barata que oferece modernidade, conforto e segurança.A autarquia reforçou a sua satisfação pelo facto do investimento no gás natural, o menos poluente de todos os gases combustíveis, permitir ao município prosseguir com as suas políticas ambientais, que aliam a ecologia à eficiência.
A Câmara Municipal, aproveitando as intervenções realizadas na via pública no âmbito das obras de Saneamento da Freguesia de S. Cristóvão de Mondim e de Regeneração da Reta da Pena, articulou-as com a empresa Sonorgás para que a instalação da rede de gás pudesse acontecer em simultâneo com os referidos trabalhos, evitando, desta forma, mais transtornos para os residentes e para as pessoas que circulam nas vias municipais.
Fontes: Amarante Magazine, Vieira do Minho TV, Municipio de Mondim de Basto e Notícias de Vila Real