A Dourogás e Águas do Tejo Atlântico anunciaram um protocolo para a criação, em Frielas, de uma estrutura para produção de biometano a partir de lamas de ETAR. Este acordo de colaboração “visa criar condições para o desenvolvimento dos Projetos de Inovação Hidrogasmove e Solargasmove na Fábrica de Água de Frielas, numa perspetiva de sustentabilidade e de criação de valor ambiental e económico”.
“O Higrogasmove e o Solargasmove são projetos de demonstração tecnológica de conceito, com tecnologia pioneira em Portugal desenvolvida pela empresa Sysadvance, sediada na Póvoa de Varzim, e que permitirá produzir biometano – gás 100% renovável – que será, posteriormente, utilizado como combustível veicular”, explica a Águas de Portugal.
Nuno Moreira, Presidente Executivo do Grupo Dourogás, sublinha: “o Grupo Dourogás tem construído uma pegada diferenciadora enquanto organização empenhada no desenvolvimento de alternativas energéticas mais sustentáveis. Estamos comprometidos com a descarbonização da economia nacional e esta parceria permite-nos dar mais um passo nesse sentido, promovendo a utilização plena dos recursos com vista a uma economia verdadeiramente circular. A inovação que desenvolvemos na Dourogás tem um objetivo: assegurar alternativas sustentáveis para a mobilidade do futuro, centrada nos gases renováveis e no Hidrogénio, que promovam ganhos ambientais significativos e que, ao mesmo tempo, gerem valor económico para as empresas e para o país. É nossa convicção que os gases renováveis, nomeadamente o biometano, têm um papel determinante a desempenhar na transição energética e estamos comprometidos, como empresa líder neste setor que somos, a produzir soluções que respondam a este desígnio.”
Fontes: Logística & Transportes Hoje; Revista Sustentável; Cargo Revista e Água&Ambiente.